Pilates x Corrida

Com a alta incidência de lesões, principalmente nos joelhos, o Pilates para Corredores pode ajudar e muito na preparação dos atletas, na prevenção de lesões e na reabilitação das lesões já existentes.

Através dos princípios do método, que são:

  • Respiração
  • Concentração
  • Controle
  • Precisão
  • Fluidez

O Pilates para Corredores também apresenta outros benefícios como:

  • Melhora da Postura: contribuindo na execução e no resultado;
  • Aumento da Força e Resistencia Muscular: músculos fortes e resistentes para evitar fadiga;
  • Melhora do Alongamento: quanto melhor o alongamento e mobilidade articular durante a passada, mais o atleta terá um músculo alongado e forte e um músculo de qualidade;
  • Aumento da Capacidade Pulmonar: auxiliando para uma inspiração mais prolongada e suave, aumentando a capacidade de expandir a caixa torácica e expirar de maneira que elimine todo ar, a expansão torácica e respiração na base dos pulmões assegura uma maior troca gasosa melhorando o desempenho;
  • Equilíbrio muscular: os músculos agonistas e antagonistas (trabalham em direções opostas durante um exercício enquanto um contrai, o outro estica), precisam ser ativados de forma equilibrada para que haja harmonia no movimento.
    O PILATES trabalha exercícios de forma bilateral e unilateral, o que auxilia muito a identificar desequilíbrios e o instrutor pode conduzir exercícios que vão resultar nesse benefício;
  • Melhora da Propriocepção, Equilíbrio, Controle Motor e Consciência Corporal: essas vantagens acontecem ao realizar os exercícios de forma harmoniosa, coordenando o movimento com a respiração e assim acionando os músculos. Além de ser em conjunto com o treinamento de equilíbrio, o controle motor e a consciência corporal evoluem de tal maneira que o aluno lembra-se do PILATES durante as atividades do dia a dia e principalmente durante a prática da corrida;
  • Prevenção de Lesões e Melhora do Desempenho: corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado apresenta um gasto energético menor e os resultados são melhores, tanto para atletas de alto nível quanto para amadores.

Ao trabalhar o Pilates para Corredores é muito importante combinar movimentos para que a dinâmica e o gesto esportivo possam ser treinados o mais próximo da realidade.

 

CARLA MEGLIORINI KLABUNDE

CREFITO 3/174538-F

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