PILATES E A HERNIA DE DISCO

Hoje em dia ouvimos muitas pessoas falar sobre sentir dores na coluna e pescoço, essa dor que acaba atrapalhando a pessoa no seu dia a dia. E essas dores podem ser causadas por diferentes causas.

Vamos entender um pouco sobre o que pode ser:

A coluna vertebral é formada pela sobreposição de ossos, chamado de vertebras. Uma estrutura bem flexível que oferece mobilidade ao tronco, permitindo variedades das posições do corpo. E entre as vertebras estão os discos intervertebrais, formados por um material gelatinoso e fibroso e cuja função é de amortecimento dos impactos sobre a coluna vertebral.

Podemos analisar que podem ser diferentes causas o surgimento das dores na coluna. Entre eles podem ser, posturas inadequadas e posições erradas durante o trabalho, durante a realização de atividades domesticas, entre outras. Mas sabemos que a má postura é um grande agravante para as dores nas costas, assim também como realizar qualquer movimento sem o devido cuidado.

A má postura influência na sobrecarga dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna vertebral, que se tornam fracos e têm a função de suporte prejudicada. Outro grande vilão de dores nas costas e no pescoço é o sedentarismo, e ai vem a necessidade de uma prática regular de atividades físicas.

A pessoa com hérnia de disco pode apresentar sintomas como, dor na coluna, dor noturna, piora da dor quando fica em pé, dificuldade de ficar muito tempo sentado,  redução de força em uma das pernas, dor, formigamento ou dormência, entre outras.

O pilates tem tido bons resultados e grande melhoria das pessoas com hérnia que vem praticando,  pois é uma pratica que trabalha a flexibilidade, postura, consciência corporal, equilíbrio, tônus e respiração, então assim o método pilates pode ser considerado um dos exercícios mais completos para trabalhar não somente de forma preventiva, mas também como grande tratamento para quem tem dores, pois a pratica regular contribui para infinitos benefícios para  a pessoa que a pratica.

Através do pilates atuamos diretamente com os músculos que são responsáveis por estabilizar e proteger a coluna vertebral, a técnica apresenta um repertorio variado de exercícios que se adaptam com a necessidade de cada pessoa, assim ajudando ela da melhor maneira a tratar o seu problema. Os exercícios podem ser praticados com aparelhos próprios de pilates, exercícios no solo, exercícios com bola e acessórios que ajudam na variedade dos exercícios.

Então concluímos que os exercícios específicos auxiliam na melhora da dor e melhora da qualidade de vida! Conforme tudo for realizado, o paciente vai notar melhorias e ganhando resultados melhores cada vez mais. Lembrando que todo exercício físico deve ser supervisionado por um profissional capacitado.

 

Por Fisioterapeuta Mariana Rodrigues

CREFITO : 3/188216-F

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