PILATES X DOR LOMBAR

Hoje vamos falar sobre Lombalgia ou como é mais conhecida Dor Lombar.

A dor na lombar podem estar ou não associadas à ciatalgia (irradiação da dor para região glútea, coxas, pernas e pés). A lombalgia pode se apresentar como pontadas, queimação, sensação de “travamento” ou mesmo incapacidade de manter a postura ereta.

Apesar das diferentes origens, a sua incidência é maior em:

  • Pessoas sedentárias,
  • Trabalhadores que exercem tarefas com grande sobrecarga física (muitas vezes em posturas incorretas
  • Pessoas que permanecem longos períodos sentadas ou na posição de pé,
  • Indivíduos com pouca mobilidade corporal (encurtamentos musculares) que acabam causando limitações na maioria dos movimentos diários e sobrecargas exageradas sobre a coluna.

 Pilates no Tratamento da Dor Lombar

O método Pilates possui um papel fundamental na prevenção e melhora da dor lombar através de exercícios específicos, como exemplo Pilates na Bola, que são executados por movimentos funcionais, aliviando dessa forma tensões e dores.

Entre os benefícios destacam-se:

  • Maior estabilidade da coluna
  • Controle do movimento
  • Melhora postura
  • Aumenta a vitalidade física e consequentemente, melhora a percepção de si mesmo.
  • Alongamento
  • Desenvolvimento da força muscular
  • Melhora postura utilizando-se de todos os grupos musculares – Uma postura adequada, promove um maior espaçamento entre as vértebras, melhora na flexibilidade, aumento de força e ganho de resistência além, claro, da diminuição ou término da dor.

Quanto mais fortalecido, mais fluidez de movimento, melhora postural e consequente diminuição da dor.

 

FONTE: https://revistapilates.com.br/pilates-para-dor-na-lombar/

FONTE: https://www.instagram.com/p/BveqOQglvLh/

 

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