Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Benefícios do Pilates

O Pilates tem sido bastante procurado por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e as necessidades de cada pessoa.  Uma vez o corpo equilibrado e a assimilação da maneira correta de posicionar o corpo nas diversas situações, o praticante passa a ter uma postura saudável em sua vida. O repertório dos exercícios é fundamentado nos princípios do Método Pilates (concentração, respiração, coordenação, movimentos fluidos, postura, equilíbrio) com a utilização de acessórios como bolas, discos de rotação e equilíbrio, meia-lua, rolo de espuma e os aparelhos (reformer, cadilac, chair, barrel) utilizados de forma lúdica.

Pilates denominava seu método de Contrologia ou Arte do Controle, que é a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo, mente e espírito. Tudo isso utilizando princípios específicos para promover a integração entre os pacientes de Transtorno do Espectro Autista, que são a concentração, centro de força (power house), fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos.

Os benefícios que o Pilates pode proporcionar para crianças com Transtorno do Espectro Autista, são a melhora de diversos aspectos como:

  • Educação Postural
  • Desenvolvimento Muscular Uniforme
  • Desenvolvimento da Capacidade e Qualidade Motora: Força, Resistência e Flexibilidade
  • Capacidade de Coordenação: Ritmo, Orientação e Equilíbrio
  • Psicomotricidade
  • Concentração
  • Interação Social e Trabalho Coletivo

Além disso, a prática do Método Pilates pode desempenhar um papel positivo na saúde emocional e estabelecer valiosas conexões entre o corpo e mente.

 

FONTE:

http://clubedopilates.blogspot.com/2011/10/pilates-x-austismo.html

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo/

Transtorno do Espectro Autista: Benefícios do Método Pilates!

Compartilhe
Dia Mundial da Conscientização do Autismo - Vidativa Pilates Mogi Guaçu Dia Mundial da Conscientização do Autismo - Vidativa Pilates Mogi Guaçu Dia Mundial da Conscientização do Autismo - Vidativa Pilates Mogi Guaçu

Agende uma Aula Experimental Gratuita.

Preencha o formulário e nós ligamos para você!

Nosso Blog